sábado, 24 de março de 2012

Suicídio na Adolescencia

Suicídio na Adolescencia

Define-se o suicídio como um tipo de comportamento que busca encontrar uma solução para um problema existencial, atentando contra a própria vida.O suicídio na adolescência denota a presença de um mal-estar importante, é um grito de dor, de desespero e um pedido de ajuda. A explicação da causa do suicídio não pode ser encontrada apenas em um fator precipitante, mas na história pregressa, nos problemas vividos no passado, nos conflitos anteriores. É como se houvesse uma escalada de problemas que desde cedo foram se acumulando, até atingir o ponto culminante na adolescência. Então, um último problema, desencadeia a crise e a tentativa de suicídio. É preciso dizer, entretanto, que nem sempre uma crise acaba levando ao suicídio, ela tanto pode levar ao crescimento, como pode conduzir ao suicídio.
A adolescência é então um período de intensas mudanças que embora normais, fazem com que o jovem experimente níveis crescentes de ansiedade e angústia. Se outros agentes estressantes são acrescentados, o comportamento suicida pode ser precipitado. Este, só é escolhido depois que uma série de outros comportamentos tenham sido ensaiados e tenham fracassado. O suicídio aparece então como a única via possível. No adolescente ele é a expressão de um desejo de mudança, um desejo de acabar com a situação em que se encontra. O suicídio é um meio de coerção e de vingança contra sentimentos de impotência e de incapacidade de mudar uma situação problemática. O objetivo é mais, na maioria das vezes, mudar de vida e não, por fim à mesma.

Adolescente em risco
• Funcionamento familiar perturbado
• Experiências emocionais difíceis, perda recente ou acontecimento traumático
• Ter vivenciado um suicídio na família ou em seu círculo de amizades
• Identificação com o morto, tê-lo como modelo
• Dificuldade de identificação sexual, homossexualidade
• Comportamento desviante, delinqüência , prostituição
• Consumo de drogas, álcool, medicamentos
• Fugas, deslocamentos repetidos em família ou centros de acolhimento • Uma ou várias tentativas anteriores de suicídio.

Fonte: http://jomachadinho.blogspot.com.br/2010/07/suicidio-na-adolescencia.html#!/2010/07/suicidio-na-adolescencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário