sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mitos sobre o suicídio

Mitos sobre o suicídio

Ouve-se muitos disparates sobre o suicídio. Confunde-se fatos com ficção. Algumas questões, apresentadas a seguir, ajudam a compreender o suicídio.

• Quando uma pessoa pensa em suicidar-se tentará suicidar-se para o resto da vida.

FALSO!

As pessoas que se querem suicidar-se só se sentem assim durante um tempo. Naquele momento, ou recuperam, ou pedem ajuda, ou morrem.

• Se uma pessoa tentar matar-se uma vez, é menos provável que ele volte a tentar.

FALSO!

Cerca de 80% dos suicídios ocorreram depois da pessoa ter tentado anteriormente. Isto acontece especialmente com jovens.


• Se alguém tenta o suicídio, é claro que se quer matar.

VERDADEIRO!

Ambivalência é um sintoma marcante nas pessoas que se querem suicidar. Muitos não querem morrer, querem simplesmente escapar de uma situação insuportável.

• Não se deve perguntar a ninguém se pensam em suicidar-se; se falarmos sobre o suicídio eles podem pensar que se devem matar.

FALSO!

Nós podemos pensar que é melhor não falar sobre o suicídio com pessoas que pensam em suicidar-se. Pelo contrario, conversar com eles ajuda-os a tratar de certos assuntos e a aliviar a tensão. Escutar de boa vontade demonstra que gostamos da pessoa e que queremos ajudar.


• Se uma pessoa que se sentia deprimida e pensava em suicidar-se, num momento seguinte passa a se sentir melhor, normalmente significa que o problema já passou.

FALSO!

Se alguém que pensava em suicidar-se ou estava deprimido e, de repente, parece contente, não significa que o problema já passou. Uma pessoa que decidiu suicidar-se pode sentir-se "melhor" ou sentir-se aliviado depois de ter tomado essa decisão. Uma pessoa que esteja gravemente deprimida pode não ter energia suficiente para se matar. Recuperando as suas energias, poderá levar a cabo o seu plano.

• Homens jovens correm mais o risco de se suicidarem.

VERDADEIRO!

Em muitos países, os homens entre os 18 e os 24 anos de idade correm mais o risco de se suicidarem.

• As pessoas que dizem que vão se matar nunca o fazem. É uma forma de desabafar. Aqueles que se matam, normalmente não falam sobre o assunto. Simplesmente se suicidam.

FALSO!

A maior parte das pessoas que se suicidam, ou falam sobre o assunto, ou fazem qualquer coisa que indica que eles se vão matar. Não precisa se culpar se você não notou os sintomas, mas se você está preocupada com alguém que você conhece, leia sobre os sintomas para que seja capaz de identificar uma pessoa com propensão ao suicídio e também como você o pode ajudar.


Fonte: http://www.samaritanos.org.br/mitos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário